BJ Penn encara sensação mexicana em seu retorno ao UFC, neste domingo

0
627
BJ se agacha e fita Yair nos olhos - Foto: Dave Mandel
BJ se agacha e fita Yair nos olhos – Foto: Dave Mandel

Primeiro estrangeiro a se tornar campeão mundial de Jiu-Jítsu na faixa-preta, BJ Penn fez história ao conquistar o título no Brasil, em 2000. De lá para cá o havaiano escreveu seu nome na história do UFC ao se tornar campeão em duas categorias, nos pesos-leves e nos meio-médios, e integrar o “Hall da Fama” do Ultimate. Entre revanches e trilogias, vitórias e derrotas, BJ anunciou a aposentadoria mais de uma vez. Mas, neste domingo o “Prodígio” volta definitivamente ao octógono.

Aos 38 anos, BJ enfrenta Yair Rodriguez na luta principal do UFC Phoenix, no Arizona (EUA). Atleta da nova geração, 14 anos mais jovem, Yair é considerado uma promessa mexicana dentro do maior evento do mundo. Se vale o ditado que “para se tornar uma lenda precisa vencer uma lenda”, chegou a oportunidade para o “garoto”. Yair conta com uma sequência de cinco triunfos seguidos, o último sobre Alex Caceres em agosto do ano passado, por decisão dividida.

BJ não sabe o que é vencer desde novembro de 2010, quando nocauteou Matt Hughes em uma trilogia, que terminou em 2×1 para o havaiano. Depois veio um empate com Jon Fitch em fevereiro de 2011, derrota para Nick Diaz em outubro do mesmo ano, revés diante de Rory McDonald em dezembro de 2012 e por fim derrota para Frankie Edgar em uma trilogia que ficou em 3×0 para o americano, em julho de 2014, a última vez em que a lenda do MMA entrou em ação.

Para BJ, a volta neste domingo não se trata apenas de entrar no cage e fazer o que mais ama, mas provar que aos 38 anos pode se superar em busca de redenção. Na pesagem, no sábado, BJ precisou utilizar a tolerância de cerca de 500 g para alcançar o limite dos pesos-pena (66,2 kg), já o mexicano cravou o peso na balança. Augusto tanquinho, único brasileiro no card, também bateu o peso para encarar Frankie Saenz. O evento terá início as 21h – horário de Brasília.

UFC: Rodriguez x Penn
15 de janeiro, em Phoenix (EUA)
Peso-pena: Yair Rodríguez x BJ Penn
Peso-leve: Joe Lauzon x Marcin Held
Peso-meio-médio: Court McGee x Ben Saunders
Peso-mosca: John Moraga x Sergio Pettis
Peso-leve: Devin Powell x Drakkar Klose
Peso-galo: Frankie Saenz x Augusto Tanquinho
Peso-pesado: Aleksei Oleinik x Viktor Pesta
Peso-leve: Tony Martin x Alex White
Peso-palha: Jocelyn Jones-Lybarger x Nina Ansaroff
Peso-pesado: Walt Harris x Chase Sherman
Peso-meio-pesado: Bojan Mihajlovic x Joachim Christensen
Peso-pesado: Dmitry Smolyakov x Cyril Asker

DEIXE UMA RESPOSTA