Crônica: Rocky IV e a semelhança com Mayweather x McGregor

0
129

Neste sábado, dia 26 de agosto de 2017, acontecerá a maior luta da história recente das artes marciais. O bilionário Floyd Mayweather, considerado um dos maiores boxeadores da história, enfrentará Conor McGregor, o primeiro campeão de duas categorias do UFC ao mesmo tempo. Isso soa familiar ou inédito para você? Bem, o filme Rocky IV já havia “previsto” tal combate anos atrás.

A saga de Rocky, o boxeador da Filadélfia, ganhou vida nas telas contando a história de Rocky Balboa, interpretado por Sylvester Stallone. No quarto filme da franquia, um dos melhores amigos de Rocky e ex-adversário, Apollo Creed, enfrentava o soviético, Ivan Drago. Bem, como isso tem relação com o combate entre Floyd Mayweather e Conor McGregor? Vamos aos fatos.

Floyd Mayweather e Apollo Creed são lutadores de boxe que são fortes concorrentes ao posto de melhor lutador da história da nobre arte. Floyd possui um cartel perfeito de 49 vitórias em 49 lutas, enquanto Apollo possuía 49 vitórias e apenas um revés até enfrentar Drago. As semelhanças não batem só em números, mas também no estilo de luta. Floyd se utiliza de esquivas e do seu “shoulder roll”, enquanto Apollo também fazia uso de uma guarda mais baixa e uso das esquivas como preparação para seus contragolpes. No entanto, Apollo fora baseado em Muhammad Ali (por conta do seu estilo de movimentação e “dança”).

Já as semelhanças entre Conor McGregor e Ivan Drago são as seguintes: Conor é considerado um dos grandes lutadores da atualidade no MMA, enquanto Ivan era um dos grandes lutadores do Boxe Olímpico e havia certa curiosidade de se ver Drago competir contra um ex-campeão dominante, na mesma proporção de poder ver como Conor irá se sair contra “Money”.

Tudo bem que não há semelhança entre os dois esportes, mas ambos são considerados grandes em suas respectivas modalidades. Além disso, ambos são europeus, conhecidíssimos pelo poder de nocaute. E também há o adendo de que tanto McGregor quanto Drago são maiores que seus oponentes em questão.

O lutador da União Soviética conseguiu fazer o maior estrago do combate contra Creed apostando na potência do seu soco de esquerda, coincidentemente a maior arma do irlandês.

Voltando ao ponto inicial de comparação entre Floyd Mayweather e Apollo Creed. Ambos saíram da aposentadoria após alguns anos para que pudessem lutar em combates que não valem título algum (a luta de Floyd e Conor conta com cinturão “festivo”).

É engraçado como o casamento dessa luta soou familiar, não igual, para quem possui lembranças de Rocky IV. Obviamente existem diferenças entre um combate ficcional no filme, o mais fantasioso da franquia, e um combate real, mas que são fatos curiosos esses que circulam os dois combates, eles são.

Bem, nas telinhas, Drago acabou vencendo por nocaute nos rounds iniciais. Já na realidade, há quem chame de louco quem aposte em vitória do irlandês por inúmeros aspectos. Para você, quem sairá vencedor? O estreante ou o veterano invicto?

DEIXE UMA RESPOSTA