Jon Jones teve a pena por doping decretada pela Comissão Atlética de Nevada (NAC) nesta quinta-feira. O ex-campeão dos meio-pesados deverá cumprir um ano de suspensão, retroativo a 6 de julho deste ano – três dias antes de enfrentar Daniel Cormier pelo UFC 200 – data em que foram revelados os resultados dos exames feitos no dia 16 de junho, segundo noticiou em primeira mão o site “MMAFighting”. A suspensão de um ano é considerada pena máxima nestes casos.
Vale lembrar que o americano foi destituído do cinturão interino da divisão e retirado do card em que disputaria o título linear. De acordo com o tempo da punição imposta pela USADA, Jones já pode começar a afiar os punhos e negociar a sua volta ao octógono a partir de 6 de julho de 2017.
Durante o processo, o advogado de Jones apresentou duas versões diferentes em sua defesa. Na primeira alegou que o lutador ingeriu um suplemento contaminado, e mais recentemente o próprio Jones afirmou ter tomado um estimulante sexual. A USADA confirmou que o comprimido estava adulterado, mas os árbitros do processo disseram que o atleta falhou em não pesquisar se a substância estava dentro dos padrões antidoping estabelecidos.